A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) foi contemplada com o 1º lugar na categoria de ‘Práticas Inovadoras de Sucesso’, no eixo estratégico de gestão, do XVII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública – “Premiando práticas e ideias inovadoras que tragam modernidade à gestão pública” com o Projeto ‘e-Visita Endemias’. A cerimônia de premiação acontecerá na próxima quarta-feira (9), às 9 horas, no Auditório do Bioparque Pantanal.
O Projeto e-Visita Endemias é uma solução inovadora e efetiva no monitoramento e controle de focos do mosquito em Mato Grosso do Sul. Idealizado para auxiliar os agentes de saúde no controle de vetores da Dengue, Zika e Chikungunya, a aplicação tem como objetivo gerenciar, controlar e disponibilizar dados coletados para que o ente público tenha capacidade de análise e resposta para contornar situações de risco.
Concebido em 2016 pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da SES/MS, o e-Visita Endemias já teve adesão em 70 municípios do estado de Mato Grosso do Sul e envolve mais de 2 mil profissionais entre agentes de endemias, supervisores, coordenadores e apoiadores no controle de vetores.
Conforme o Coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola de Freitas, o aplicativo não se limita apenas aos dados de controle de vetores, pois os agentes também abastecem o aplicativo com informações sobre potenciais riscos sanitário, social e detecção de zoonoses. “A gente trabalha com um conceito transformador, como usar tecnologia para transformar a sociedade de forma positiva, ágil, a fim de amenizar o sofrimento, a dor do cidadão”, analisa Marcos.
Em setembro de 2020, o Projeto e-Visita Endemias foi campeão na categoria Saúde, no 1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central. Este prêmio atraiu olhares de outros estados para o projeto. A exemplo, o estado de Pernambuco é usuário da plataforma e outros municípios de estados como Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia manifestaram interesse em testar a aplicação.
O Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação da Gestão Pública, coordenado pela Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, tem por objetivo incentivar os servidores públicos do Poder Estadual a contribuir para a modernização e inovação na gestão pública, bem como reconhecer, valorizar e divulgar práticas inovadoras de sucesso e ideias inovadoras implementáveis que sirvam de referência para outras iniciativas e colaborem para o aprimoramento e tragam soluções para os serviços públicos.
O concurso compreende duas modalidades: Práticas Inovadoras de Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis e premia projetos alinhados com os eixos estratégicos do Governo de Mato Grosso do Sul – Social, Econômico e Ambiental, Infraestrutura e Gestão.
COMUNICAÇÃO/SES.
Deixe uma resposta