Tempo

Inmet renova alerta de altas temperaturas e onda de calor vai completar 9 dias em Mato Grosso do Sul

A onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul já é a mais intensa em termos de duração. Iniciado em 27 de abril e renovado por duas vezes pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o bloqueio atmosférico agora segue até às 18h de segunda-feira (6).

Dessa forma, Mato Grosso do Sul deve completar 9 dias sob efeito da onda de calor, que impede a chegada de frentes frias, que derrubem as temperaturas ou provoquem chuva. Não há previsão de precipitações significativas nas duas primeiras semanas de maio em Mato Grosso do Sul.

O aviso do Inmet é de grande perigo em todos os 79 municípios, com risco à saúde e de incêndios florestais. Neste período, a temperatura fica 5°C acima da média. Diferente das últimas ondas de calor a atingir o Estado, dessa vez as características são de temperaturas não tão altas e umidade do ar baixa.

Chuvas tímidas

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), está prevista a aproximação de uma nova frente fria, que pode favorecer chuvas isoladas e ameno nas temperaturas apenas na região do extremo sul e no sudoeste do Estado.

A intensa massa de ar quente e seco deverá impedir o avanço dessa frente fria para o restante dos municípios. Apesar disso, o transporte de calor e umidade, combinado a um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, podem favorecer a formação de instabilidades.

FONTE: Midiamax

IMAGEM: Henrique Arakaki

Priscilla Peres|03/05/2024 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um dos nosso representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para redacao@bodoquenanews.com.br

× Posso ajudar?
https://bodoquenanews.com.br/