Em apenas um dia, subiu de 12 para 21 o número de contaminados pelo coronavírus na cidade de Guia Lopes da Laguna. Nesta sexta-feira (8), o prefeito Jair Scapini e o secretário de saúde Marcelo Gonçalves de Almeida chamaram a atenção para a gravidade da doença. Além do frigorífico, o vírus pode ter se espalhado pelas rodas de tereré.
O início da transmissão da doença ocorreu com funcionários de um frigorífico da cidade. Logo após a confirmação dos 12 primeiros casos, a Prefeitura já determinou o lockdown, ou seja, fechamento total. Moradores só podem sair de casa duas vezes por semana.
Os casos de coronavírus na cidade surgiram há menos de uma semana e Guia Lopes da Laguna já é a cidade com a maior incidência da doença em MS. Na terça-feira (5), foi registrado o primeiro caso confirmado no boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Na quinta (7), foram registrados mais quatro casos. Nesta sexta-feira (8), a SES atualizou o boletim com 12 casos confirmados pela manhã, porém, durante a noite, a Prefeitura da cidade divulgou que já são 21 casos de coronavírus.
“Agora não são só os funcionários do frigorífico, nas investigações que nós tivemos aqui, soubemos que a maioria dos que se contaminaram foram através do tereré. Eles tomaram com alguém que estava com o vírus. Então, a recomendação é, não utilize tereré com outras pessoas. Dá para ver que isso vai crescer mais, infelizmente, fugiu realmente do controle”, diz o secretário em uma live com o prefeito.
O prefeito divulgou a ata da reunião realizada nesta sexta (8) com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus. Na reunião, foi informado que a população não está compreendendo que o isolamento é necessário e moradores continuam saindo de suas casas.
A PM informou que está fazendo a fiscalização. Enquanto isso, o Exército deve contribuir com a secretaria de saúde para triagem e descontaminação de locais públicos.
Deixe uma resposta