Ícone do site Bodoquena News

Secretaria de Saúde confirma dois novos casos de Mpox em Mato Grosso do Sul

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou dois novos casos da Mpox em Mato Grosso do Sul, elevando para nove o total de casos já confirmados no Estado. Conforme divulgado, os dois últimos pacientes são homens e moram em Ponta Porã.

Além dos resultados positivos, a Secretaria informou que vários casos suspeitos foram investigados, no entanto, descartados. 

“O primeiro paciente viajou para Brasília e logo após apresentou os sintomas. O outro caso foi gerado através do contato com esse primeiro. Ambos são do sexo masculino, de 31 e 26 anos de idade”, informa nota da SES.

Os casos foram notificados nos dias 13 e 18 de agosto. Ambos os pacientes não apresentaram lesões e já receberam alta médica.

https://50dee94ec8d4b69bc62919e3b1b658b1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Entenda a Mpox

Mato Grosso do Sul agora tem 9 casos de Mpox, antiga varíola dos macacos, confirmados em 2024. De 2022 até agora, são 168 casos confirmados no Estado, sem óbitos. A doença foi declarada pela Organização Mundial da Saúde como emergência de saúde pública global, nesta semana.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que a situação de Mato Grosso do Sul em relação a Mpox é confortável, apesar do alerta da OMS. Mas nem sempre foi assim, já que em 2022 o Estado foi um dos epicentros da doença.

A Mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

Sair da versão mobile