O prefeito de Bodoquena, Kazu Horii se reuniu com representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e equipe de Consultoria para tratar de concessão da visitação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (24) no município.
O Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente contratou consultoria para a realização de estudos técnicos, a fim de subsidiar potenciais parcerias com a iniciativa privada para a exploração de atividades de visitação voltadas a educação ambiental, conservação do meio ambiente, ao turismo ecológico, interpretação ambiental e recreação em contato com a natureza no Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
O Secretário de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente André Pitaguari esteve no município para conhecer a região e apresentar metodologia de trabalho do projeto a ser desenvolvido, que objetiva trabalhar em parceria, entre Ministérios, ICMBio, Prefeitura e Câmara para viabilizar conversas e discussões sobre a concessão, com trade turístico e população em geral.
Kazu destacou que a concessão será importante para que Bodoquena, porque vai expandir o potencial turístico da cidade. “Com um atrativo dessa proporção, levaremos o nome do município mais longe e todo mundo ganha, por isso nos colocamos à disposição para apoiar no que for necessário”, disse.
O Parque é um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, com 77.021,58 hectares e foi criado em 2000 com o objetivo de preservar o ecossistema da região. A área de preservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e possui território em Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.
Participaram da reunião o secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Helio Ferreira, o chefe do Departamento do Meio Ambiente Danillo Angelo e o presidente de Câmara dos Vereadores Nelson de Paula.