Em virtude do cenário epidemiológico e da falta de leitos no Estado de Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Bodoquena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adotará medidas mais severas para prevenção a proliferação do novo coronavírus (covid-19) no município.
As medidas foram discutidas em reunião realizada nesta terça-feira e valem por tempo indeterminado. Conforme decreto 139 de 08 de junho de 2021, que passa a valer nesta quarta-feira (9), será adotado toque de recolher entre as 20h e 05h, com exceções para urgências e emergências.
Além disso, estabelecimentos comerciais devem operar com 40% da capacidade máxima de pessoas – essa informação deve estar disponível em local visível para os clientes, também será necessário oferecer álcool em gel e aferição de temperatura em todas as entradas dos locais.
As regras também valem para balneários e atrativos turísticos. O consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e em estabelecimentos comerciais segue vedado, sendo permitida apenas venda para consumo em residências, nos locais onde houver jogos de sinuca, a prática fica proibida.
Também fica suspensa a realização de festas e eventos com aglomerações em todo o município, incluindo a zona rural. As praticas de atividades esportivas em grupo, a exemplo de treinos de futebol e vôlei, também estão suspensas e academias devem funcionar com a capacidade máxima de 25% da lotação por horário.
A Prefeitura de Bodoquena destinará equipes de fiscalização para verificar o cumprimento das medidas e a Polícia Militar segue realizando apoio nas ações, visando coibir aglomerações.