Para divulgar as boas ações de gestão e as conquistas obtidas pelos setores da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) – no ano de 2022 e no primeiro semestre de 2023 -, foi realizada na sexta-feira (1°), a 4ª edição do Gestão Ativa. O evento anual oportuniza um ambiente de exposição dos setores da PGE, a fim de que apresentem as melhorias em processos e métodos de trabalho, realizações e mudanças implementadas.
“O momento aqui é de interação, de falar das boas práticas que os vários setores da PGE vêm implementando, com foco na inovação, para que o serviço público seja cada vez mais eficiente, moderno, atual e atenda às necessidades da nossa sociedade. Sabemos que a prática de um setor com certeza pode impactar na realidade de outro”, disse a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia.
A 4ª edição do Gestão Ativa foi realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo para fomentar e disseminar a cultura da Gestão Estratégica e da Inovação na instituição, com a presença de mais de 150 servidores.
A inovação deve estar presente em todas as áreas e processos de trabalho e o Gestão Ativa acontece com o intuito de evidenciar que uma instituição que valoriza a inovação na cultura organizacional, bem como, a Gestão Estratégica alcança melhores resultados. “Nós estamos em um evento que tem uma história que iniciou em 2020 quanto tínhamos um planejamento estratégico recentemente aprovado e quando começamos a observar que muita coisa estava sendo feita e precisava ser compartilhada”, afirmou a procuradora do Estado e chefe da CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica), Cristiane Müller Dantas.
A programação contou com palestras sobre a importância da inovação no setor público ministradas pelo secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, além do diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, e a procuradora do Estado do Rio
Grande do Sul, Diana Paula Sana.
Na ocasião, os responsáveis pelos 14 setores da PGE apresentaram – por meio de painéis – suas ações de gestão e as práticas inovadoras que fizeram a diferença em suas entregas.
Ainda durante o evento, foi realizada a assinatura do termo de aceite de entrega da versão Alpha do Projeto ‘Quati’, que visa a automação de etapas de processos judiciais, fruto de parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Estado de MS e com a SETDIG (Secretaria-Executiva de Transformação Digital).
A 4ª edição do Gestão Ativa contou também com a presença de Marcos José Teixeira (secretárioexecutivo de Transformação Digital), Thaner Nogueira Castro (secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo) e dos professores da UFMS, Edson Norberto Cáceres, Henrique Mongelli, Edson Takashi e Patrícia Matsubara.
Hanelise Brito, PGE
Fotos: Guido Brey Jr.