Pelo terceiro dia consecutivo, Mato Grosso do Sul aparece entre os primeiros colocados na lista de cidades mais secas do Brasil nas últimas 24h, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O pico de “secura” foi marcado na tarde de quinta-feira (29), com Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, em primeiro lugar, com umidade relativa do ar em 7%, em seguida está Santa Teresa (8%), no Espírito Santo, e Nhumirim, em Corumbá, com 11%.
Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho aparecem nas posições seguintes, com índice preocupante de 12%. A condição é propícia para ocorrências de incêndio florestais.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e favorece o tempo quente e seco no Estado.
Altas temperaturas
Aliado a baia umidade, o Estado ainda enfrenta altas temperaturas nos próximos dias, com máximas entre 35 e 38°C, com destaque para a região pantaneira, norte e bolsão.
O Inmet renovou o alerta de perigo para baixa umidade, com condição severa, das 13h às 18h desta sexta-feira. O índice varia de 12 a 20%, o que pode desencadear problemas de saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
A orientação é
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas não são recomendadas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Em casos de emergência, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no 193.
FONTE: Midiamax
IMAGEM: Henrique Arakaki
Karina Campos – 30/08/2024