Previsão do Tempo

Pantanal de MS marca umidade do ar em 11% e lidera ranking de região mais seca do Brasil

Pelo terceiro dia consecutivo, Mato Grosso do Sul aparece entre os primeiros colocados na lista de cidades mais secas do Brasil nas últimas 24h, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O pico de “secura” foi marcado na tarde de quinta-feira (29), com Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, em primeiro lugar, com umidade relativa do ar em 7%, em seguida está Santa Teresa (8%), no Espírito Santo, e Nhumirim, em Corumbá, com 11%.

Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho aparecem nas posições seguintes, com índice preocupante de 12%. A condição é propícia para ocorrências de incêndio florestais.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e favorece o tempo quente e seco no Estado.

umidade
Alerta em todo o Estado (Inmet)

Altas temperaturas

Aliado a baia umidade, o Estado ainda enfrenta altas temperaturas nos próximos dias, com máximas entre 35 e 38°C, com destaque para a região pantaneira, norte e bolsão.

O Inmet renovou o alerta de perigo para baixa umidade, com condição severa, das 13h às 18h desta sexta-feira. O índice varia de 12 a 20%, o que pode desencadear problemas de saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

A orientação é

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Em casos de emergência, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no 193.

FONTE: Midiamax

IMAGEM: Henrique Arakaki

Karina Campos – 30/08/2024

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um dos nosso representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para redacao@bodoquenanews.com.br

× Posso ajudar?
https://bodoquenanews.com.br/