14°C 32°C
Bodoquena, MS
Publicidade

2º lote de restituição do IR está na conta de 100 mil contribuintes de MS

Ao todo, R$ 174.151.861,81 são injetados na economia de MS

30/06/2025 às 11h32
Por: Redação
Compartilhe:
Contribuinte Sul-mato-grossense vai começar o mês com dinheiro no bolso, após restituição do IR - DIVULGAÇÃO
Contribuinte Sul-mato-grossense vai começar o mês com dinheiro no bolso, após restituição do IR - DIVULGAÇÃO

100.502 contribuintes sul-mato-grossenses podem sacar, nesta segunda-feira (30), o dinheiro referente ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF - ano base 2024).

Ao todo, R$ 174.151.861,81 são injetados na economia de Mato Grosso do Sul, neste mês de junho de 2025.

O pagamento é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por meio de chave PIX.

A Receita tem cinco lotes de restituição, que devem ser pagos em maio, junho, julho, agosto e setembro, respectivamente. Os que não caíram dentro dos cinco lotes, caem no lote residual, ou seja, na Malha Fina.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025
1º lote de restituição do IR 2025 - pago em 30 de maio
2º lote de restituição do IR 2025 - consulta em 23 de junho e pagamento dia 30
3º lote de restituição do IR 2025 - 31 de julho
4º lote de restituição do IR 2025 - 29 de agosto
5º lote de restituição do IR 2025 - 30 de setembro
COMO CONSULTAR?
Veja o passo a passo para consultar a restituição:

Acesse este site
Clique em "Consultar restituição de Imposto de Renda"
Clique em "Iniciar"
Informe o CPF e data de nascimento
Clique em "Consultar"
De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB), a instituição disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A RFB assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.

Para não haver prejuízo ao contribuinte, a RFB oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo agente financeiro Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até 1 ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias