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Capital privado investirá R$ 27,14 bilhões para modernizar infraestrutura de MS

Capital privado investirá R$ 27,14 bilhões para modernizar infraestrutura de MS

16/04/2025 às 09h11
Por: Redação
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Foto: Reprodução
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Na expectativa de atrair capital privado para obras de infraestrutura em tempos de crise fiscal, o
Ministério dos Transportes calcula que os dois leilões de rodovias, em andamento em Mato Grosso
do Sul, devem somar R$ 27,14 bilhões em investimentos e custos operacionais.

O primeiro leilão, da chamada Rota da Celulose — conduzido em parceria entre o governo estadual
e a União (hoje as rodovias são administradas pelas esferas estadual e federal) — está confirmado
para 8 de maio. Já o certame da BR-163 enfrenta impasse jurídico, embora a data esteja mantida
para 22 de maio.

“Somando os dois empreendimentos, o Estado de Mato Grosso do Sul terá a contratação de cerca
de R$ 27,14 bilhões em investimentos e custos operacionais nas rodovias do Estado”, destaca o
ministério em nota. Em todo o Brasil, o órgão federal prevê viabilizar, neste ano, R$ 161 bilhões em
investimentos privados na infraestrutura de transportes.

A concessão da Rota da Celulose, essencial para a logística e o escoamento do agronegócio sul-mato-
grossense, abrange trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além das federais BR-
262 e BR-267 — totalizando 870 km a serem administrados por 30 anos.

A previsão do ministério é de que a operação viabilize R$ 10,1 bilhões em capital privado, dos quais
R$ 6,9 bilhões em investimentos (Capex) e R$ 3,19 bilhões em despesas operacionais (Opex), a cargo
da empresa vencedora. As obras previstas incluem duplicações, acostamentos e vias marginais.

Potenciais interessados - Entre os potenciais investidores está o Grupo CCR, controlador da CCR
MSVia, que administra a BR-163 desde 2014. Em resposta ao Campo Grande News, o grupo afirmou
“avaliar continuamente novas oportunidades de investimento, com seletividade, disciplina
financeira e rigor na alocação do seu capital para a criação de valor sustentável aos seus acionistas.”

Outro possível interessado, segundo especialistas do setor, é o Grupo WAY Brasil, que, por cautela,
preferiu não se manifestar antes do leilão.

O certame da Rota da Celulose havia sido reagendado em dezembro de 2024 por falta de
interessados e, mais recentemente, passou por uma revisão para atrair também investidores
estrangeiros, ampliando a concorrência.

Fomento do Estado - Para a secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo de
Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, a demanda agora demonstra reação positiva. “O período da
licitação está a poucos dias da entrega dos envelopes. Temos percebido a procura por informações
sobre o projeto, bem como pedidos de autorizações para levantamentos e estudos das rodovias.
Teremos bons players interessados no projeto”, destaca.

A B3 não divulga os nomes dos proponentes antes do certame. Além disso, a entrega das propostas
costuma ocorrer um ou dois dias antes do leilão, informou a entidade por meio de sua assessoria de
imprensa.

Após o leilão da Rota da Celulose, será a vez do pregão da BR-163, previsto para 22 de maio de 2025,
também na B3. As projeções são de aportes de R$ 17 bilhões, dos quais R$ 9,9 bilhões em
investimentos e R$ 7,1 bilhões em despesas operacionais.

Eliane demonstra otimismo com o potencial de atração de recursos privados. “A atração de capital
privado para investimentos em infraestrutura é um mecanismo importante para o desenvolvimento
do Estado. É fundamental gerar mais investimentos nos municípios, tendo como consequência
emprego, renda e oportunidades para a população.

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