Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma verdadeira “gangorra” do tempo nesta semana. A meteorologia indica calor extremo, aliado a umidade relativa do ar de até 8%, possibilidade de chuva e frio de até 10ºC.
Bodoquena tem céu claro e registra 23ºC nesta terça-feira. A temperatura pode chegar hoje e na quarta-feira aos 37ºC. Com o avanço de uma frente fria, a temperatura não passa dos 29ºC na quinta, mas logo sobe para 35ºC na sexta. O fim de semana deve ser extremamente quente, com máxima de 38ºC, e a cidade pode atingir a maior temperatura de 2024.
O dia mais quente do ano na Capital foi em 20 de agosto, quando a temperatura bateu 37,5ºC. Já o último registro de chuva ocorreu no dia 25 do mesmo mês.
Outras máximas previstas para hoje são de 40ºC em Coxim, 39ºC em Corumbá e Aquidauana, 38ºC em Porto Murtinho, Costa Rica e Três Lagoas, 37ºC em Dourados, Naviraí e Bonito, e 35ºC em Ponta Porã.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que até quarta-feira o tempo firme predomina em todo o Estado, resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica e que atua como um bloqueio, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o tempo quente e seco.
O período da tarde pode registrar baixíssimos índices de umidade do ar, entre 8% e 20%, enquanto o ideal estimado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%. A recomendação é hidratar-se a todo momento e evitar desgaste físico e exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.
Entre quarta e quinta-feira há o avanço de uma nova frente fria que vai favorecer nas quedas de temperatura e, com menor possibilidade, ocorrência de chuvas nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado. Na sexta-feira, municípios destas regiões podem amanhecer com temperaturas próximas a 10ºC, mas no dia seguinte as máximas já devem passar dos 30ºC.