Acompanhando a tendência nacional, Mato Grosso do Sul está abaixo da meta de vacinação contra o sarampo. Até o momento, apenas 46,4% das crianças aptas foram imunizadas com a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A meta é chegar a 95% até o fim do ano.
Em todo o Estado, conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), 263.428 crianças seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias) estão aptas a se vacinarem contra o sarampo, porém apenas 89.788 foram imunizadas até o momento.
Em Campo Grande os números são ainda piores. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), das 57 mil crianças aptas, apenas 16 mil foram vacinadas, cerca de 20% da meta para o ano.
MS segue o país
O Ministério da Saúde informou que a baixa cobertura vacinal contra o sarampo é uma realidade no país, onde apenas 47,08% das crianças estão imunizadas. Em consequência, a doença tem avançado.
Conforme a Agência Brasil, o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.