No dia 28 de agosto, próximo domingo, é o Dia Nacional do Voluntariado e o Instituto InterCement, responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do País, celebra a data com a realização da 14ª edição do Dia do Bem Fazer em 18 municípios.
O Dia do Bem Fazer, realizado desde 2009, é considerado o maior evento de voluntariado do Instituto e, além de integrar a agenda de investimento social da InterCement Brasil, também é um convite à prática cidadã e à celebração do trabalho voluntário coletivo. Diversos representantes das comunidades, juntamente com os profissionais da empresa, desenvolvem um plano de ações que é executado em benefício comunitário, são iniciativas como reforma de equipamentos públicos [escolas, praças, unidades de saúde, etc.], construção de horta comunitária, apoio a organizações sociais, palestras, revitalização de bibliotecas, entre outras. Em 2021, o evento envolveu cerca de 1.100 pessoas na execução das ações e as atividades beneficiaram aproximadamente 18 mil pessoas.
A atuação do Instituto InterCement integra a jornada ESG da companhia e o voluntariado é um dos pilares estratégicos de desenvolvimento das suas ações, que tem como objetivo criar condições para o exercício do voluntariado entre os colaboradores diretos e indiretos, assim como amigos e familiares. Na visão da InterCement Brasil, o voluntariado é uma oportunidade para que os profissionais contribuam para o desenvolvimento comunitário dos municípios em que estão inseridos, valorizando, reconhecendo, apoiando e fortalecendo iniciativas sociais.
Para a diretora executiva do Instituto InterCement, Carla Duprat, o Dia do Bem Fazer está alinhado ao propósito da companhia de ter vontade e talento para construir e entregar o bem a cada dia, para que todas e todos tenham vidas melhores. Além disso, a iniciativa gera um impacto positivo para as pessoas beneficiadas, mas também é uma oportunidade de desenvolvimento para quem pratica a ação. “Realizamos uma pesquisa com 1.543 voluntários, entre nossos colaboradores e parceiros nas comunidades, e desses, 87% disseram que desenvolveram competências técnicas e comportamentais, 86% afirmaram que se sentem mais engajados com o trabalho desde que iniciaram o voluntariado e 85% disseram que o programa lhes deu a oportunidade de dar exemplos de valores importantes para seus filhos. Ou seja, constatamos que voluntariado gera valor para os voluntários, para a comunidade e para a empresa”, afirma a executiva.
Na perspectiva de ampliar as oportunidades de participação voluntária, neste ano, em parceria com a plataforma Atados, o Dia do Bem Fazer ganhou um site próprio (https://www.diadobemfazer.com.br/) e os interessados podem participar fazendo doações ou se inscrevendo como voluntários, além de visualizarem as ações que estão sendo desenvolvidas nas diferentes localidades.
A experiência do Dia do Bem Fazer e o descritivo das demais iniciativas de investimento social implementadas pelo Instituto InterCement estão disponíveis no relatório de atividades.
Sobre o Instituto InterCement
O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”.
Sobre a InterCement Brasil
A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental.
A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Hoje conta com 15 unidades produtivas distribuídas por nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Além do cimento, a InterCement Brasil atua no serviço de concretagem. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua.
Fonte: Instituto InterCement