Há alerta para chuvas fortes na maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul, publicado nesta segunda-feira (5) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso com duração até às 10h de amanhã (6), afirma que apenas 6 municípios do Estado, localizados na região norte do Bolsão, devem permanecer na seca.
No restante dos municípios, as chuvas devem atingir até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Na região sul e oeste, as chuvas cairão com mais intensidade e há risco em potencial para tempestades e queda de granizo.
Contudo, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.
Em cinco cidades, o alerta é o oposto, devido à falta de chuvas. Moradores de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Costa Rica, Paranaíba e Sonora cuidados devem redobrar os cuidados com a baixa umidade, que deve ficar entre 20 e 30%.
Os termômetros marcaram 18ºC nesta manhã em Campo Grande; 13ºC em Porto Murtinho; 14ºC em Ponta Porã, Sete Quedas, Amambai e Aral Moreira; 15ºC em Dourados, Mundo Novo e Naviraí; e 16ºC em Ivinhema.
A previsão é de céu parcialmente nublado em todo o Estado. A temperatura não passa hoje dos 29ºC em Campo Grande, 27ºC em Dourados, 31ºC em Corumbá e Três Lagoas, e de 36ºC em Coxim.