No próximo fim de semana começa o Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito com programação que segue até o dia 11 de novembro. Integrando o cronograma, o evento internacional terá três mostras competitivas e duas paralelas.
Integrando a categoria competitiva estão as mostras de longa-metragem sul-americano, curta-metragem sul-americano e filmes sul-mato-grossenses. Já as mostras paralelas são de cinema ambiental e o AnimaSur.
Nas duas primeiras mostras citadas acima estão filmes inéditos realizados entre 2022 e 2023. Já a terceira competição envolve documentários e obras de ficção de Campo Grande, Bonito e Dourados.
Para avaliar os filmes, o festival possui em sua lista de júri internacional o cineasta Walter Lima Jr., a atriz Ana Ivanova e a roteirista Josefina Trotta. Entre o júri de Mato Grosso do Sul estão a cineasta Jade Rainho, o professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi, a professora de comunicação Márcia Gomes e o crítico de cinema Marcos Pierry.
Confira abaixo os filmes participantes em cada mostra competitiva:
Longa-metragem sul-americano
Lucette
Ficção | Paraguai | 2022 | 85 minutos
Direção: Mburucuya Fleitas e Oscar Ayala Paciello
Produção: Mburucuya Fleitas
Sinopse: Na região de Ponta Porã, na fronteira entre Paraguai e MS, uma menina é encontrada morta e violentada. A investigação desvenda a podridão de sua família. Falado em espanhol, português e guarani.
La pampa
Ficção | Peru/Chile/Espanha | 2022 | 106 minutos
Direção: Dorian Fernández Moris
Produção: Nevenka Yanovich
Sinopse: Ex-guerrilheiro que mudou de identidade tenta proteger garota prostituída em região de garimpo e é perseguido por gangues de garimpeiros e traficantes.