O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta segunda-feira (13) os dias em que serão aplicadas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2024.
Conforme a publicação do Diário Oficial da União, a prova será realizada nos dias 3 e 10 de novembro, ou seja, no primeiro e segundo domingo do mês.
Os candidatos deverão se inscrever entre os dias 27 de maio e 7 de junho. Lembrando que a inscrição só será confirmada após o inscrito quitar o valor da taxa de inscrição, que este ano será de R$ 85.
Como serão as provas do Enem 2024?
As provas do Enem 2024 serão compostas de 180 questões objetivas e uma redação. Confira como será o exame:
1º dia | domingo, 3 de novembro
- Redação
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
2º dia | domingo, 10 de novembro
- Matemática e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Resultado da taxa de isenção
Isenção da taxa
Também nesta segunda, os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição poderão conferir se conseguiram, ou não, o benefício. Por fim, a isenção da taxa de inscrição é o que permite a gratuidade ao estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública.
O benefício é aberto aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, assim como para pessoas em situação de vulnerabilidade socieconômica, com registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.
Justificativa de ausência
O candidato que conseguiu a isenção de taxa de inscrição no Enem 2023, mas faltou aos dois dias de aplicação, e pediu a isenção na edição de 2024 também poderá conferir nesta segunda se o benefício foi novamente concedido.
O período de recurso para quem teve o pedido negado será de 13 a 17 de maio.
Pé-de-meia
Os estudantes da 3ª série do ensino médio de escola pública que comparecerem aos dois dias de Enem 2024 – incluindo eventuais reaplicações – terão direito ao incentivo de R$ 200.
O valor será depositado, após a conclusão dessa etapa educacional, na conta-poupança em que o aluno recebe os demais incentivos do programa.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de 20 anos de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Dessa forma, os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Assim, os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
FONTE: Midiamax
13/05/2024