O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita Campo Grande na manhã desta sexta-feira (12). A previsão é que o petista desembarque em Mato Grosso do Sul, às 9h de hoje, na Base Aérea da Capital.
Lula cumpre agenda em Campo Grande, no frigorífico JBS, às 10 horas. Informação do Planalto é de que nesta sexta-feira ocorre o primeiro embarque de carne para a China.
Além da JBS da Capital, outros frigoríficos também foram habilitados para exportarem carne para o país asiático. A planta é uma das 38 habilitadas pela China para a exportação, em 12 de março. Ao todo, são 24 de processamento de bovinos, 8 de frangos, além de um de termoprocessamento e 5 entrepostos.
Antes da lista recente, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos. Lula deve desembarcar na Base Aérea de Campo Grande e seguir direto, em comboio, para o frigorífico, onde a solenidade acontece às 10h.
Na JBS, megaestrutura já é montada desde a última quarta-feira (10), para o evento. A vinda a Campo Grande pode ser considerada um aceno ao setor agropecuário, segmento no qual Lula encontra resistência.
Após visitar a planta frigorífica da JBS, no período da tarde desta sexta-feira, Lula também irá à inauguração da nova sede da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em São Paulo. Antes, reúne-se com representantes da Anfavea e de montadoras.
Nome na picanha
Em agenda nesta quarta-feira (10), o presidente Lula disse que colocará o nome dele na picanha que será embalada no frigorífico JBS, em Campo Grande.
“Sexta-feira, eu vou a Campo Grande inaugurar um dos frigoríficos que foi premiado com a China e vai começar as exportações de carne para a China. A primeira carne que o chinês receber desse frigorífico vai ser eu quem vai embrulhar e vou aproveitar para colocar meu nome na picanha para que ele saiba que estou exportando”, disse o presidente.
FONTE: Midiamax
Anna Gomes|12/04/2024