O governo de Mato Grosso do Sul decidiu nesta quarta-feira (9) pela desobrigação do uso de máscaras em locais fechados em todo o Mato Grosso do Sul a partir de quinta-feira (10). O anúncio foi feito pelo Prosseguir.
“Analisamos dados técnicos com critérios e a liberação vai ser publicada a partir de amanhã”, disse o presidente do comitê, Eduardo Riedel.
Ao lado do titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, que “essa decisão foi tomada diante do quadro da covid em MS, decréscimo substancial nos últimos dias, número de óbitos e de internações caíram também”, pontuou.
O secretário de governo, Eduardo Rocha, concluiu: “Amanhã de manhã, a Secretaria de Governo publica decreto liberando o uso de máscaras e recomendando em casos necessários”.
Conforme adiantado pelo Jornal Midiamax, o Governo do Estado já estava desde o começo da semana elaborando um documento com recomendações a serem encaminhadas ao Comitê do Prosseguir (Programa de Segurança da Economia e da Saúde), entre elas a flexibilização do uso de máscaras, agora em locais fechados.
Dessa forma, MS é o 1º estado do país a liberar as máscaras até em locais fechados. Até o momento, apenas as capitais Belo Horizonte, Cuiabá, São Luís, Boa Vista, Manaus, bem como o Distrito Federal já dispensam a obrigação do acessório em ambientes abertos. Somente o município do Rio de Janeiro já desobrigou o uso do protetor facial em locais fechados.
O Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, conversou com a equipe de reportagem do Midiamax e adiantou que o não existe mais a obrigatoriedade de usar máscaras, inclusive em escolas e transporte coletivo, mas ressaltou que cada município vai ter autonomia para tomar as suas próprias decisões.
“Liberamos em todos os locais, mas cada município vai decidir o que achar melhor e quais as regras estabelecerão. Ainda recomendamos, não exigimos, mas pedimos para os idosos e pessoas com comorbidades que continuem usando máscaras”, adiantou Geraldo.