Ícone do site Bodoquena News

Com oito sul-mato-grossenses, Paralimpíadas de Paris começam na quarta-feira

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 ocorre na terça-feira (28), a partir das 14 horas (horário de Mato Grosso do Sul). O evento será transmitido pela Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), Globoplay e CazéTV (streaming).

O evento será realizado de maneira inédita fora de um estádio, com o desfile dos atletas que partirá da parte inferior da Champs-Elysées se estendendo pelo coração da capital francesa até a icônica Place de la Concorde.

A delegação brasileira terá 255 esportistas com deficiência na competição na capital francesa. Além destes, foram convocados 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 280 participantes.

Do total, oito atletas são nascidos no Estado de Mato Grosso do Sul, sendo sete competidores e um atleta-guia.

O atletismo é a modalidade com maior número de representantes, com quatro atletas: Gabriela Mendonça Ferreira (Campo Grande), Paulo Henrique Andrade dos Reis (Dourados) e Yeltsin Francisco Ortega Jacques (Campo Grande) disputam medalhas, além de Edelson Ávila de Almeida (Iguatemi) como atleta-guia.

Na canoagem, são dois atletas sul-mato-grossenses: o itaquiraiense Fernando Rufino, o ‘Cowboy de Aço’, e também a campo-grandense Débora Raiza Ribeiro Benevides.

Também com dois representantes, o judô tem Erika Cheres Zoaga (Guia Lopes da Laguna) e Kelly Kethyllin Barros Victório (Campo Grande) classificadas. Além destas, a treinadora Ane Talitha Silva (Campo Grande) está em Paris como auxiliar técnica da seleção.

Programação das Paralimpíadas

O primeiro sul-mato-grossense a competir nos Jogos será o atual campeão olímpico Yeltsin Jacques, um dos principais nomes do atletismo brasileiro. Ele irá à pista na sexta-feira, às 4h05, para correr os 5 mil metros na categoria T11. A disputa do atletismo segue até 8 de agosto.

As outras modalidades com atletas de Mato Grosso do Sul são: a lutas do judô, de 5 a 7 de setembro; e as provas da canoagem, de 6 a 8 de setembro.

FONTE: Midiamax

Osvaldo Sato – 27/08/2024

Sair da versão mobile