A Caixa Econômica Federal deposita nesta terça-feira (dia 08) até R$ 1.045 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para 5 milhões de trabalhadores nascidos no mês de outubro.
Os valores serão depositados em poupanças digitais e a quantia pode ser usada para pagamentos de boletos e compras online. De acordo com a Agência Brasil, são R$ 3,2 bilhões de créditos nesta etapa.
O calendário de pagamento prossegue apesar da MP (Medida Provisória) 946, que garantia os saques, ter perdido a validade em 4 de agosto. Segundo a Caixa, o cronograma será mantido com base no princípio da segurança jurídica.
O saque para quem recebe hoje só será liberado em 31 de outubro. Porém, a exemplo do auxílio emergencial, o valor disponibilizado pelo governo federal poderá ser utilizado em estabelecimentos que possuam maquininhas da Rede Tendência, presente em seis mil pontos de vendas em Mato Grosso do Sul.
O beneficiário baixa o aplicativo FGTS e, por ele, gera um cartão virtual, com número, data de validade e código de verificação. Nos locais habilitados pela Rede Tendência, basta informar que vai pagar com o FGTS emergencial.
O cronograma de depósitos do FGTS emergencial na poupança digital é de acordo com o mês de nascimento: novembro (14 de setembro) e dezembro (21 de setembro).