Bodoquena recebe, novamente, a nota ‘A’ no CAPAG 2022, sigla que significa ‘Capacidade de Pagamento’ e que faz referência a uma classificação de risco elaborada pelo Tesouro Nacional, do Governo Federal, para avaliar a situação fiscal de Estados, Distrito Federal e municípios. Ou seja, serve para identificar aqueles que são capazes de honrar com seus compromissos.
Bodoquena é ‘A’!
“A obtenção de nota geral A ou B na CAPAG é condição necessária para que o ente receba garantia do Tesouro Nacional em operações de crédito. Nesse sentido, um ente bem avaliado pelo Tesouro Nacional é considerado bom pagador e poderá acessar financiamentos com juros mais baixos, especialmente, por contar com a União como seu garantidor. Os demais entes classificados com notas C ou D, são considerados de alto risco e não terão o mesmo benefício.
A metodologia de cálculo é composta por três indicadores. No âmbito dos municípios, os indicadores podem ser definidos da seguinte forma:
Endividamento: aponta o tamanho da dívida municipal relativa à receita corrente líquida municipal;
Poupança Corrente: se refere à relação entre despesas e receitas correntes no município;
Índice de Liquidez: indica o nível de obrigações financeiras em relação à disponibilidade de caixa do município.
Assim, após levar em consideração o grau de solvência (capacidade de ter as devidas condições de honrar com todas as obrigações financeiras), a relação entre receitas e despesas correntes, e a situação de caixa, é feito um diagnóstico da saúde fiscal dos entes subnacionais (Estados, Distrito Federal e municípios). Por meio da nota obtida nos três indicadores, se chega à ‘CAPAG geral’.
A classificação ‘A’ há possibilidade de se contrair novos empréstimos, caso necessário. “Mas, independentemente dessa possibilidade, o município precisa controlar as suas despesas. Ainda mais depois da terrível experiência de uma Pandemia que assolou todo o mundo”, pontua o Prefeito Kazu Horii.
O Prefeito, comenta sobre a classificação recebida. “É muito importante novamente termos recebido a classificação A, é um sinal de que estamos no caminho certo, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos diariamente a frente da gestão da prefeitura, não deixamos de honrar com os compromissos realizando todos os pagamentos. Isso graças a uma equipe preparada e que se esforça para manter o município em dia”, acredita”, finalizou.
- Fonte: Redação Sudoeste MS