Tempo

Alerta vermelho: Inmet prorroga e muda para ‘Grande perigo’ aviso meteorológico em MS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prorrogou na tarde desta quarta-feira (1º) o alerta de altas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Agora, o aviso se estende até às 18h de sábado (4) e também ganhou a classificação vermelha, de grande perigo, devido aos riscos à saúde por conta das altas temperaturas.

Até então o instituto classificava a onda de calor como ‘perigo’, na cor laranja. Agora, o alerta está em condição máxima, devido ao calor intenso, associado à baixa umidade relativa do ar. De acordo com o anúncio, as temperaturas estão 5ºC acima da média pelo período maior do que 5 dias.

Os estados que estão sob o alerta, além de Mato Grosso do Sul: Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Cuidados com a saúde

Com a região sul-mato-grossense no epicentro do fenômeno, é necessário ter cuidados especiais com a saúde nos próximos dias, como manter a hidratação frequente.

O principal problema durante o período de altas temperaturas e tempo seco é deixar a hidratação de lado, com destaque para crianças e idosos. O ideal é oferecer água e alimentos ricos em sais minerais várias vezes ao dia.

De acordo com o médico Renato Figueiredo, pessoas que têm doenças cardiopulmonares, respiratórias, metabólicas e cardíacas também estão no grupo que requer cuidados.

“Há efeitos (sintomas de desidratação) leves, como sede e mal-estar, até mais graves, como ataque cardíaco, desmaio, desorientação, diarreia e até coma. Chegam ao hospital crianças, por exemplo, sem reação, mais quietas e ‘molengas’, o que pode ser um quadro de desidratação. Já os idosos podem ficar com baixa cognição”, afirma.

FONTE: Midiamax

IMAGEM: Ana Laura Menegat

Liana Feitosa|01/05/2024

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um dos nosso representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para redacao@bodoquenanews.com.br

× Posso ajudar?
https://bodoquenanews.com.br/