Geral

Defesa Civil monitora a situação das tempestades em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul tem previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada nesta sexta-feira (18), mas em algumas regiões podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de ventos. As instabilidades estão associadas a presença de um cavado, aliado ao intenso fluxo de calor e umidade. Além disso, há um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. As informações são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Devido ao avanço das tempestades que partem do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai, as primeiras cidades de MS a receber fortes chuvas serão as do sul e sudeste, ou seja, Ponta Porã, Iguatemi e Porto Murtinho. São previstos acumulados de chuvas de até 60mm.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para todo o Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira. As regiões de Campo Grande, Dourados, sul, sudoeste, Pantanal e leste estão sob perigo de tempestade. A parte Norte e a área de cima do Bolsão, em Paranaíba, estão sob alerta de perigo potencial. A intensidade dos ventos está previsto entre 60 e 100 km/h.

Em casos de estragos causados pelas tempestades, como a queda de árvores, alagamentos nas residências, cortes de energia elétrica ou carros arrastados, a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, trabalha para reparar todos os danos, mas por enquanto apenas monitora a situação.

As instruções da Defesa Civil para a população em caso de rajadas de vento são: não se abrigar debaixo de árvores; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. A pessoa que for afetada pode entrar em contato com o órgão pelo número 199 ou acionar o Corpo de Bombeiros no 193.

João Pedro Flores, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Arquivo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um dos nosso representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para redacao@bodoquenanews.com.br

× Posso ajudar?
https://bodoquenanews.com.br/