O Município de Bodoquena recebeu classificação A na CAPAG – Capacidade de Pagamento, divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia. A CAPAG apura a situação fiscal dos Municípios e Estados, e a letra A, representa a melhor classificação do índice. Resultado diz respeito ao desempenho da gestão em 2020.
O Prefeito de Bodoquena Kazu Horii comemorou a classificação, e atribuiu o resultado à organização e controle dos gastos públicos realizada no Município, mesmo em meio à situação de pandemia. “Significa que Bodoquena tem um bom ajuste fiscal e equilíbrio financeiro e mesmo durante a pandemia, quando passamos por dificuldades, não deixamos de honrar com os compromissos realizando todos os pagamentos. Isso graças a uma equipe preparada e que se esforça para manter o município em dia”, acredita.
A Capacidade conta com notas A, B e C, e a metodologia de cálculo é feita através de três indicadores: poupança corrente, endividamento e índice de liquidez. E a boa avaliação permite que o Município receba garantias da União para a contratação de novos empréstimos. Para, além disso, a CAPAG também é capaz de mostrar que o município bem classificado tem boa gestão financeira.
O Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais é publicado anualmente, com o objetivo de aumentar a transparência e fomentar discussões acerca das finanças dos estados e municípios. De acordo com a publicação, o ano de 2020 foi atípico para as contas públicas, por causa dos efeitos sanitários, econômicos e fiscais da pandemia de Covid-19.
- Fonte: Hélio Martins
Deixe uma resposta