Sem categoria

Incêndios no Pantanal já consumiram 607 mil hectares e podem piorar nos próximos dias, aponta monitoramento

Informativo do Monitoramento de Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul, indica que, neste ano, houve um aumento de 2.397,8% no bioma do Pantanal em relação ao ano de 2023. A área queimada é de quase 607 mil hectares. Os dados atualizados foram divulgados nesta quinta-feira (25).

No Pantanal, o perigo de fogo encontra-se entre o risco “muito alto” a “extremo” e os dias entre 26 e 28 de julho podem ser os mais críticos.

Os municípios de Corumbá (86,9%), Porto Murtinho (6,7%) e Aquidauana (4,9%) concentram juntos 98,5% dos focos de calor no Pantanal de MS, conforme os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Ainda conforme o informativo, foi destacado que o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul já está em atuação na região desde o dia 2 de abril.

Além disso, já foram empregados um efetivo de 585 bombeiros e bombeiras militares nas ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais na Operação Pantanal 2024.

Ao contrário do que acontece no Pantanal, o boletim observa que houve uma redução de 42,7% na área queimada do Bioma Cerrado em Mato Grosso do Sul.

Frente fria e chuvas isoladas se aproximam

O informativo do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) destaca, ainda, que a previsão, entre os dias 25 a 28, indica tempo firme com sol e poucas nuvens. As temperaturas seguem estáveis e acima da média, podendo atingir valores entre 34-37°C no Estado.

Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10-30%. As condições meteorológicas previstas são favoráveis para a ocorrência de incêndios florestais, pois haverá predomínio de ar seco aliado a temperaturas acima da média.

Entre os dias 29 a 30 de julho, a aproximação e avanço de uma frente fria deverá favorecer aumento de nebulosidade e uma leve queda nas temperaturas, com mínimas entre 16-20°C e máximas entre 27-33°C.

Apenas na região de Porto Murtinho que há probabilidade para chuvas e com temperaturas mínimas entre 15-18°C e máximas entre 21-26°C.

No Pantanal, o perigo de fogo encontra-se entre o risco “muito alto” a “extremo” entre os dias 24 a 29 de julho de 2024, sendo os dias mais críticos entre os dias 26 a 28 de julho.

Operação Pantanal chega a 115 dias

Além desta atuação, que concentra a força de combate atual da Operação Pantanal – que hoje completa 115 dias –, desde o início da semana os bombeiros e demais militares atuaram na área da região do Rabicho, que está sob controle e monitoramento.

Conforme o boletim semanal da Operação Pantanal, divulgado nesta quinta-feira (25), a área queimada é de quase 607 mil hectares, aumento de mais de 2.397% em relação ao ano passado.

Além disso, os focos de calor ultrapassam 3,2 mil, também com aumento, superior a 1.449% em comparação com 2023.

FONTE: Midiamax

IMAGEM: Henrique Arakaki

Valesca Consolaro|

25/07/2024

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Olá!

Clique em um dos nosso representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para redacao@bodoquenanews.com.br

× Posso ajudar?
https://bodoquenanews.com.br/